domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cabelos com Ponta Dupla


Bom dia meus amores!!
Hoje vou falar um pouco das famosas e horríveis pontas duplas.  Elas são o resultado de um desgaste natural dos fios, causado por algumas práticas agressivas, por exemplo, o uso de chapinha e secador. Agentes cotidianos, como a escovação, a lavagem e até mesmo o sol e a poluição, enfraquecem a camada protetora das madeixas.
  Muitas pessoas pensam que a única forma de acabar com elas é cortando os cabelos. Porém, o avanço das pesquisas possibilitou o surgimento de tratamentos que conseguem reconstruir a estrutura do cabelo.
   O fio é formado por 87% de queratina, 10% de água e 3% de lipídios. A partir dessa composição, Katya faz uma metáfora para ensinar como cada composto atua: "a queratina seria os tijolos, e os lipídios, o cimento". Ainda há uma camada extra de sebo que cobre e protege a superfície da madeixa.
  Quanto mais longo o fio, maior é a sua exposição a agressões e à radiação UV.  A resistência das pontas é menor que a da raiz.
 Os Fios finos têm maior tendência a rupturas, assim como os tingidos, que tiveram sua camada de lipídios alterada. Cabelos crespos também são mais propensos ao enfraquecimento.
  Atualmente, existem produtos que reconstroem as pontas do cabelo. A nova linha Dove Reconstrução de Pontas Duplas, por exemplo, tem um complexo que atua nas ligações químicas do fio.

1- Hidrate o cabelo toda semana. As máscaras mais indicadas são as que contém queratina e  vitaminas A e E na fórmula, que ajudam a recuperar a fibra capilar. Procure pelas expressões “reconstrutora” e “tratamento intensivo” nas embalagens.

2- Durma com óleo nutritivo nos fios. Espalhe umas três ou quatro gotinhas de algum óleo, como o de Argã, nas pontas. As fibras se regeneram melhor durante à noite, quando o corpo está em repouso, e liberam hormônios que ajudam no processo de hidratação.

3- Escolha o reparador de pontas ideal para o seu cabelo. Ele é uma solução temporária, não trata o problema. Mas, como o produto disfarça o frizz, não dá para abrir mão dele. Reparadores à base de silicone são indicados para cabelos finos e menos pesados. Já os com óleo na formulação se dão bem com fios mais grossos. Mas, só vale passar nas pontas.

4- Corte o cabelo com regularidade. Essa é a solução mais definitiva de todas. Se você mantiver o corte em dia, não vai precisar passar por nada muito drástico. Agora, quanto mais esperar, mais terá que diminuir o comprimento. O ideal é que você corte a cada dois meses! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário